Vender um imóvel não é uma tarefa tão simples devido aos altos valores envolvidos. Por isso, não deixe que pequenos descuidos compliquem ainda mais a venda. Confira a seguir algumas dicas para tornar mais simples o processo de venda:

1. Deixe a documentação toda regularizada
Não há nada pior que encontrar um comprador para o seu imóvel e o negócio emperrar na documentação. Muito provavelmente o cliente vai partir para outro imóvel. Por isso, antes mesmo de anunciar a sua venda, verifique se toda a documentação do imóvel está em dia. Se houver algum débito atrasado (IPTU, energia, água, condomínio etc.), deixe tudo pago para que nada complique o negócio. Quanto mais dificuldades em fazer o negócio, maiores as chances de o comprador escolher outro imóvel cuja compra seja mais simples.

2. Cuide bem do estado do imóvel
Quando um potencial interessado visita o imóvel, a primeira impressão é muito importante na decisão de compra. É preciso causar uma excelente impressão logo de cara. Por isso, antes de anunciar a venda, procure fazer todas as reformas para deixar o imóvel em ótimo estado. Pinte paredes, elimine rachaduras, conserte pisos quebrados, remova pinturas descascadas, troque telhas quebradas etc. Não é preciso fazer reformas caras. Imóveis mais simples, com aparência de bem cuidados, também podem se tornar muito atraentes!

3. Mantenha o imóvel limpo
Quando o imóvel está desocupado, é comum que ele acumule sujeira e mau cheiro, e isso pode causar uma impressão ruim quando o corretor levar um potencial cliente ao local. Por isso, não se pode esquecer de manter o imóvel limpo regularmente. Se der, contrate uma pessoa para fazer regularmente a faxina. É bom que um possível comprador encontre o imóvel limpo e com odor agradável.

4. Flexibilidade na negociação
A compra de um imóvel sempre envolve a negociação dos valores. É muito comum receber propostas inferiores ao valor pedido. Por outro lado, se o imóvel estiver muito bem cuidado, é importante defender seus pontos positivos. Por isso, vale a pena mostrar flexibilidade na negociação, sempre buscando encontrar um valor comum que seja satisfatório a todas as partes. É razoável ceder um pouco, mas até o ponto que você considere justo.

5. Faça imagens atraentes
Atualmente, a maioria dos imóveis são anunciados em portais de imóveis na internet, como o da Rede Provectum. E neles, aqueles que são apresentados com melhores imagens se tornam mais atraentes. Por isso, na hora de fotografar o seu imóvel, é importante auxiliar ao fotógrafo ou ao corretor: deixe a casa bem arrumada e com iluminação natural e ajude o profissional no que for preciso para que as imagens fiquem elegantes. Imóveis bem apresentados despertam mais a atenção das pessoas na web. Vale a pena caprichar.

Imagem: iStock

Artigos relacionados

Deixe sua dúvida