No mercado há pessoas que assumem riscos ao negociar um imóvel diretamente com o proprietário. O imóvel pode não estar totalmente regularizado, pode ter dívidas acumuladas com a prefeitura ou serviços de água e luz, o vendedor pode estar “com o nome sujo”, entre vários outros riscos. Veja por que o trabalho do corretor pode te ajudar muito na compra de um imóvel.

A primeira grande ajuda é na indicação de um bom imóvel. Normalmente as pessoas têm uma noção geral do tipo de imóvel que desejam. A internet facilita essas escolhas. O corretor é um profissional do ramo, e por isso, ele tem tempo e conhecimentos para lhe apresentar várias opções de imóveis conforme o seu desejo. Não lhe falta visão do mercado e contatos que podem fazer indicações valiosas.

Em seguida, uma vez escolhido um imóvel específico, o corretor desempenha outro papel essencial: levantar toda a documentação do imóvel e os dados do vendedor. Ele tem as ferramentas necessárias para fazer uma pesquisa completa para checar se não há impedimentos jurídicos no negócio.

Se necessário, uma imobiliária como a Rede Provectum dispõe de um corpo jurídico para prestar total assessoria ao corretor e ao cliente. Isso reduz muito o risco de entrar em uma negociação complicada ou até mesmo inviável. Seus recursos financeiros ficam mais protegidos.

Caso o imóvel desejado esteja com toda a documentação em ordem, outro auxílio valioso do corretor ocorre no momento de negociar o valor. Normalmente os corretores possuem ampla experiência no mercado imobiliário, têm uma ótima noção do valor dos imóveis, e desenvolvem, com o tempo, uma boa habilidade na arte de negociar.

Muita gente não domina essas habilidades ou prefere evitar este tipo de tramitação. Nessas horas, a experiência de um corretor pode ser valiosa na obtenção de um bom preço, satisfatório a todas as partes.

Feito o negócio, é hora de regularizar quanto antes o novo imóvel e ter a escritura em seu nome. Esta é outra etapa em que o corretor estará totalmente à sua disposição para lhe prestar as orientações sobre os trâmites. Com ele você supera a burocracia e faz um negócio muito mais seguro, satisfatório e com várias comodidades.

Imagem: iStock

Artigos relacionados

Deixe sua dúvida