Você pode trabalhar o aluguel do seu imóvel por conta própria e gastar menos. Mas os riscos de ter problemas aumentam bastante. Saiba por que vale a pena contar com o apoio de uma imobiliária:

Dá bastante trabalho
Alugar um imóvel supõe ter muito conhecimento da legislação referente aos aluguéis (Lei do Inquilinato, por exemplo), dedicação de tempo para anunciar o imóvel e selecionar os possíveis interessados, acompanhar visitas de uma forma segura, avaliar as garantias financeiras oferecidas pelo locatário, resolver conflitos entre o inquilino e o locador, acompanhar o estado de conservação de um imóvel, documentar uma vistoria etc. Isso implica em tempo e recursos. A imobiliária pode poupar ao locador todo esse trabalho.

Acompanhar os pagamentos
Um problema comum ao alugar um imóvel é resolver a questão da inadimplência, ou seja, quando o inquilino atrasa pagamentos ou deixa de fazê-los. A intermediação de uma imobiliária é valiosa para solucionar essas questões, poupando o locador de muitas dores de cabeça. Uma imobiliária como a Rede Provectum, por exemplo, possui um departamento jurídico experiente em solucionar este tipo de situação. O locador pode ficar bem mais tranquilo.

Valor do aluguel
Nem sempre é fácil definir um valor adequado para a locação. Há o risco de cobrar demasiado alto e espantar interessados, ou de fazer o aluguel a um valor abaixo do que o imóvel realmente vale. Os profissionais das imobiliárias têm experiência e uma boa percepção dos valores de mercado. Eles podem indicar um valor mais conveniente para que o locador faça um negócio vantajoso.

Reajustes
Informar ao inquilino os reajustes é uma tarefa desagradável. Quando o imóvel é negociado por uma imobiliária, cabe a ela realizar esta tarefa. Em geral, esse trabalho é facilitado pois as regras para os reajustes são combinadas previamente, na assinatura do contrato. Mas às vezes pode haver mudanças nas regras, e é preciso comunicar as notícias desagradáveis dos reajustes.

Mais segurança
Abrir o próprio imóvel para receber interessados na locação é uma tarefa que pode ter os seus riscos. Quando uma imobiliária está ao lado do locador, sempre haverá um corretor acompanhando os possíveis interessados. Isso diminui os riscos ao receber desconhecidos no imóvel.

Imagem: iStock

Artigos relacionados

Deixe sua dúvida